Política das Empresas do Grupo

O Grupo Servizi Italia Brasil possui como missão oferecer serviços integrados para lavagem de tecidos e esterilização de artigos hospitalares, colocando-se como parceiro privilegiado dos seus clientes, fornecedores e sociedade.

O Grupo Servizi Italia Brasil possui como visão buscar a liderança no segmento de lavanderia hospitalar e esterilização de artigos hospitalares, mantendo-se sempre como referência em qualidade, prestação de serviço e atendimento.

O Grupo Servizi Italia Brasil está convicto que a criação de valor ao longo do tempo é possível se a estratégia seguir, na gestão da empresa, as seguintes diretrizes: econômica, ambiental e social, suportadas por uma governança corporativa sólida e transparente.

O Grupo Servizi Italia Brasil, na concretização dos valores de lealdade, honestidade, equidade, legalidade e profissionalismo, adotou: Política Interna, Código de Conduta, Diretrizes Anticorrupção, Regulamento Interno, e visa consolidar o complexo de relações com os sistemas territoriais de referência nos países em que opera, em termos de:

  • Criação de valor econômico: inspirar a atividade empresarial ao longo do tempo, de acordo com os princípios de uma gestão sã e prudente. Criar riquezas nas mais diversas formas, a fim de distribuir às partes interessadas, graças ao maior valor que os bens e serviços adquirem, como resultado das ações de melhoria contínua da atividade organizacional, de gestão e de produção da empresa.
  • Equidade e transparência na Governança Corporativa: implantar e estabelecer relações com as Partes Interessadas, internas e externas, observando os princípios da clareza, equidade, legalidade e transparência, perseguindo os princípios da prevenção à corrupção, do código de conduta e da satisfação das suas legítimas expectativas. Assegurar a comunicação corporativa correta e assertiva, a colaboração e a transparência com as autoridades fiscais e a informação contábil destinada ao mercado financeiro, instituições, órgãos de controle e meios de comunicação, nos prazos e métodos exigidos.

Os seguintes princípios orientadores são a base do processo de melhoria do Grupo Servizi Italia Brasil:

  • Cumprir as indicações expressas pelos regulamentos obrigatórios em matéria de saúde, segurança, ambiente e energia, responsabilidade social, anticorrupção e antitruste;
  • Identificar riscos potenciais capazes de ameaçar os processos organizacionais e mitigá-los tanto quanto possível, a fim de salvaguardar os interesses das Partes Interessadas e as atividades de negócios;
  • Difundir dentro e fora das empresas do grupo uma visão de: qualidade do produto/serviço; proteção ambiental e eficiência energética; preservação da saúde e segurança no trabalho; responsabilidade social, ética de comportamento em total conformidade com os princípios antitruste e anticorrupção;
  • Zelar pela honestidade e integridade na gestão da atividade tributária, ciente de que a receita tributária é uma das principais fontes de contribuição para o desenvolvimento econômico e social dos países onde o Grupo atua;
  • Garantir a proteção dos direitos, a saúde e a segurança dos trabalhadores;
  • Buscar melhoria contínua dos sistemas de gestão da empresa, promovendo a participação e consulta às partes interessadas;
  • Projetar, organizar e implementar serviços a fim de atender às necessidades e expectativas dos clientes e das outras partes interessadas;
  • Utilizar sistemas de controle adequados para monitorar o nível de qualidade dos serviços prestados, os riscos à saúde e segurança, o impacto no meio ambiente, a eficiência energética e o compromisso com a responsabilidade social, as questões anticorrupção e antitruste da Empresa;
  • Orientar os processos empresariais para soluções de maior respeito pela sustentabilidade ambiental, limitando o consumo de energia e recursos naturais;
  • Disponibilizar processos de informação e comunicação, promovendo o diálogo com as partes interessadas, para garantir clareza e transparência nas relações;
  • Promover o crescimento profissional de seus colaboradores, por meio de programas de treinamento e qualificação de pessoal;
  • Selecionar fornecedores e contratados com base em sua capacidade de fornecer bens e serviços que estejam em conformidade com os requisitos do sistema.

Para fins desta Política, entende-se por colaboradores diretos os acionistas, membros do conselho de administração, membros da diretoria, empregados (“Colaboradores Diretos”) e colaboradores indiretos os terceiros que se relacionam com as empresas do Grupo Servizi Italia Brasil como clientes, fornecedores, parceiros, prestadores de serviços e, comumente, a todos aqueles com quem o Grupo Servizi Itália Brasil entra em contato no curso de seus negócios (“Colaboradores Indiretos e, quando mencionados em conjuntos com os Colaboradores Diretos, os “Colaboradores”).

QUALIDADE

O Sistema de Gestão da Qualidade é considerado o conjunto de todos os recursos, incluindo pessoas, necessários para implementar a política do Grupo Servizi Italia Brasil. O Sistema de Gestão da Qualidade baseia-se em abordagem por processos e Gestão de Riscos, que permite às empresas do Grupo determinar os fatores que podem gerar desvios dos requisitos regulamentares e os fatores que permitem implementar controles preventivos, a fim de minimizar os efeitos negativos e capturar as oportunidades melhores de mercado, antecipando tendências.

O Sistema de Gestão de Qualidade implementado na planta da Lavsim, empresa pertencente ao Grupo Servizi Italia Brasil, inclusive, lhe garantiu a obtenção do Selo de Qualificação da Organização Nacional de Acreditação (“ONA”).

A Qualidade é entendida como a capacidade de satisfazer as expectativas, necessidades e solicitações dos Clientes que requerem políticas de intervenção claras e específicas em situações e acontecimentos particulares, garantir a presença de figuras técnicas/especializadas e respostas imediatas e no atendimento às necessidades, bem como produtos e serviços que atendam às solicitações específicas.

A Qualidade dos Serviços e Produtos das empresas do Grupo Servizi Italia Brasil obtém-se em primeiro lugar com uma boa organização, mas sobretudo com desempenhos caracterizados pela correta execução das atividades, disponibilidade e capacidade para satisfazer os pedidos, ainda que não expressos, dos usuários, resolução das suas possíveis necessidades, disponibilidade e colaboração mútua para lidar com a vida cotidiana.

A eficiência do Sistema de Gestão de Qualidade é testada constantemente através da realização de auditorias, reuniões periódicas para verificação de indicadores, sendo seus princípios norteadores:

  • assegurar que todos os produtos utilizados e adquiridos para o processo produtivo estejam de acordo com a ANVISA através de consultas periódicas e, caso seja necessário, com abertura de notificações junto aos órgãos reguladores;
  • monitorar os requisitos dos clientes e leis vigentes na área da saúde para Processamento de Roupa Hospitalar;
  • utilizar a abordagem por processos através das ferramentas de mapeamento de processo, gestão de riscos e indicadores de desempenho;
  • apoiar a gestão de documentos regulatórios juntamente com SSMA;
  • apoiar a alta direção através das revisões de Planejamento Estratégico e reuniões de Análise Crítica de Direção;
  • assegurar o controle de documentos e melhorar continuamente o Sistema de Gestão de Qualidade, mantendo-o implementado e certificado, respaldado em manuais, procedimentos, políticas, instruções de trabalho e procedimentos operacionais;
  • monitorar a satisfação dos clientes, promovendo ações para melhoria contínua;
  • definir planos de melhorias identificados por notificações internas, auditorias internas e externas, feedback de clientes, devoluções de produtos ou qualquer oportunidade identificada pelas equipes.

MEIO AMBIENTEEMAS – ENERGIA

O Grupo Servizi Italia Brasil baseia o seu negócio na consciência e na contenção dos riscos das alterações climáticas e no cumprimento dos mais avançados critérios e normas nacionais de proteção do ambiente e dos recursos naturais, bem como da legislação do setor aplicável. Fica garantida a realização de uma atividade empresarial sustentável com a perspectiva de que o ciclo de vida do serviço/produto fornecido seja de baixas emissões de C02, através: da utilização racional dos recursos hídricos, em conformidade com o ciclo da água; dos investimentos tecnológicos voltados para a economia de energia, que permitam otimizar os ciclos produtivos e logísticos dos serviços e a organização do trabalho com o uso mais eficiente da energia e dos recursos utilizados; da utilização de produtos com reduzido impacto ambiental e que cumpram a legislação em vigor na matéria; da atividade de iniciar a valorização e não a eliminação dos resíduos gerados; bem como da contenção das quantidades de resíduos produzidos.

O Grupo Servizi Italia Brasil, alinhado com a missão de seguir comportamentos sustentáveis, baseia suas atividades nos critérios da ONA e cumpre com as normas das entidades reguladoras (CETESB, IBAMA, dentre outros),  de forma a perseguir sempre a melhoria contínua do seu desempenho ambiental, através de controles mensuráveis, atualização constante da legislação ambiental e da gestão adequada das obrigações aplicáveis.

A aplicação prática do sistema é verificada periodicamente pela gestão de SSMA, de forma a monitorar os serviços e o cumprimento da legislação e das normas da empresa. A ação de monitoramento também é um momento importante para obter feedback de quem aplica diretamente o sistema aos serviços e oferecer suporte adequado se necessário.

O Grupo Servizi Itália Brasil estabeleceu e mantém um Sistema de Gestão de Energia de acordo com o sistema de energia do mercado livre que se baseia na análise detalhada do seu consumo de energia, na identificação de áreas de possível melhoria e no planejamento e implementação de intervenções úteis ao cumprimento de objetivos e metas específicos. Em particular, o Grupo Servizi Italia Brasil compromete-se a:

  • cumprir todos os requisitos regulamentares aplicáveis ​​e acordos voluntários assinados no setor de energia;
  • conhecer cada vez mais as necessidades energéticas relacionadas à operação, através do monitoramento e análise de dados de consumo;
  • melhorar continuamente o desempenho energético, identificando as prioridades de intervenção adequadas;
  • garantir a disponibilidade dos recursos necessários para atingir os objetivos e metas energéticas, integrando-os na definição do orçamento e no processo de planejamento de investimentos;
  • gerenciar os recursos de energia de maneira otimizada, buscando um controle direcionado dos consumos;
  • planejar os recursos energéticos em função do volume de abastecimento;
  • adotar medidas que buscam a redução das emissões de C02 através da redução do consumo de energia (realização de monitoramento do consumo mediante necessidade real diária e otimização consciente do processo);
  • envolver os fornecedores, deixando-os cientes da necessidade da busca de produtos de melhor eficiência energética no intuito de obter melhores resultados;
  • sensibilizar os Colaboradores, a fim de promover a adoção de comportamentos para o uso racional dos recursos.

Periodicamente, o gerente técnico analisa quaisquer causas de desvio para definir ações corretivas destinadas a reduzir o consumo de energia.

SAÚDE E SEGURANÇA

A Política do Grupo Servizi Italia Brasil tem os seguintes objetivos para proteger a saúde e segurança dos Colaboradores:

  • Cumprir as indicações expressas pelos regulamentos obrigatórios em matéria de saúde e segurança, de acordo com a legislação em vigor;
  • Divulgar nas empresas do Grupo Servizi Italia Brasil uma visão de salvaguarda da saúde e segurança no trabalho e da responsabilidade social;
  • Operar de acordo com os princípios da melhoria contínua, promovendo a participação, consulta e integração das partes interessadas;
  • Garantir a proteção dos direitos, saúde e segurança dos trabalhadores;
  • Aplicar sistemas de controle adequados para monitorar riscos de saúde e segurança;
  • Desenvolver e ampliar processos de informação e comunicação, promovendo o diálogo com as partes interessadas, para garantir clareza e transparência nas relações;
  • Promover atualização dos próprios Colaboradores por meio de programas de treinamento e qualificação de pessoal.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Visando o envolvimento positivo dos seus Colaboradores, o Grupo Servizi Italia Brasil sempre acreditou na necessidade de criar um ambiente de trabalho sereno, saudável e seguro, de forma a motivar e estimular os recursos humanos que nele convivem. Para tanto, são observados os seguintes pilares:

  • Apoio aos valores humanos e adoção de comportamentos social e eticamente responsáveis. As empresas do Grupo repudiam veementemente qualquer discriminação com base na idade, sexo, sexualidade, saúde, raça, nacionalidade, opiniões políticas e crenças religiosas de seus interlocutores.
  • Proteção e preservação da saúde e a segurança no trabalho, comprometendo-se a adotar constantemente as medidas que, de acordo com as peculiaridades do trabalho realizado, experiência e técnica, sejam necessárias à proteção de sua integridade física e moral.
  • Atenção constante às necessidades dos clientes/usuários finais e à qualidade dos produtos e serviços prestados.
  • Aposta no relacionamento com os fornecedores, com processos de compra orientados para a lealdade mútua, transparência e colaboração, na fase pré-contratual e contratual, de forma a ter uma cadeia de abastecimento resiliente e responsável, promovendo dentro da mesma os mais elevados padrões de qualidade, saúde e segurança, combate à corrupção, respeito aos direitos humanos, comportamento ético-responsável e proteção ambiental. Não serão permitidos quaisquer negócios com fornecedores que tenham reputação duvidosa ou que tenham situação financeira deficitária.

ANTITRUSTE

O Grupo Servizi Italia Brasil reconhece os princípios do mercado livre e da concorrência entre seus valores fundamentais. A capacidade de conduzir os negócios em conformidade com as leis e regulamentos que regem os princípios da livre concorrência é um dos principais fatores dos valores e da reputação de grupo.

Para garantir a conformidade com as leis e regulamentos antitruste nacionais ​​e para demonstrar ainda mais a adesão aos valores estabelecidos acima, o Grupo Servizi Itália Brasil busca incorporar o compliance na cultura corporativa, de forma a sensibilizar os seus Colaboradores, incluindo os mais altos níveis de gestão, tornando os princípios do mercado livre e a competição partes integrantes da mesma cultura corporativa.

A intenção é garantir que a legislação antitruste seja compreendida e apoiada pela administração e pelos Colaboradores, a fim de evitar riscos inadequados e desnecessários. Sendo assim, todos os Colaboradores, indistintamente, deverão agir e conduzir suas atividades de acordo com as regras definidas no Código de Conduta.

ANTICORRUPÇÃO

O Grupo Servizi Italia Brasil proíbe e se compromete a combater a corrupção em todas as suas formas. Para tanto, exige o cumprimento da legislação em vigor bem como das Diretrizes Anticorrupção elaborada pelo grupo por parte todos os seus Colaboradores Diretos e Colaboradores Indiretos (terceiros que se relacionam com as empresas do Grupo Servizi Italia Brasil como clientes, fornecedores, parceiros, prestadores de serviços e, comumente, a todos aqueles com quem o Grupo Servizi Itália Brasil entra em contato no curso de seus negócios).

É vedada a realização por parte dos seus Colaboradores de quaisquer contribuições para partidos políticos, movimentos, comitês e organizações políticas ou sindicais, organizações sem fins lucrativos, fundações ou organizações de qualquer forma atribuível a partidos políticos e sindicatos, seus representantes e/ou candidatos. Proíbe também qualquer conduta realizada com a intenção de induzir um Funcionário Público ou uma pessoa privada (por exemplo, um consultor) a realizar indevidamente qualquer função de caráter público, ou qualquer atividade associada a um negócio, ou recompensando-o pelo seu desempenho, em violação da lei, das disposições internas ou obrigações de lealdade e diligência profissional.

Considera-se “Funcionário Público” qualquer empregado de entidade governamental ou de qualquer respectivo departamento, agência ou órgão público, ou de qualquer sociedade anônima de propriedade do governo, ou controlada pelo governo, ou qualquer organização pública internacional, ou qualquer pessoa atuando em sua qualidade oficial por, ou em nome de qualquer uma dessas Entidades Governamentais, ou departamento, agência, órgão público, sociedade anônima ou organização pública internacional.

A atividade principal das empresas do Grupo Servizi Italia Brasil, centrada na prestação de serviços de lavanderia, bem como de locação de enxoval hospitalar higienizado e esterilização para os setores público e privado da saúde e da indústria, leva os quadros das empresas e os seus parceiros de negócio a manter relações de trabalho com a Administração Pública e com entidades privadas.

O Grupo Servizi Italia Brasil proíbe o comportamento ativo (oferecer, prometer, dar, pagar, autorizar alguém a dar ou pagar, direta ou indiretamente, benefícios materiais, vantagens econômicas ou outros benefícios a um Funcionário Público, partidos políticos, fundações políticas ou particulares), e comportamento passivo (aceitar ou autorizar alguém a aceitar, direta ou indiretamente, vantagens econômicas ou outros benefícios, ou solicitações de vantagens econômicas, ou outros benefícios de um funcionário público, de partidos políticos, de fundações políticas ou de particulares).

O Grupo Servizi Italia Brasil condena veementemente as situações de “má administração”, em que o Funcionário Público é ou pode ser indevidamente influenciado através de pagamentos subsidiados, quer a ação tenha êxito ou apenas permaneça no nível de tentativa.

O Grupo Servizi Italia Brasil compromete-se, assim, a observar as leis e normas nacionais que tratam da prevenção e combate à corrupção.

Além disso, o Grupo Servizi Italia Brasil nomeou o Chefe do Departamento de Prevenção à Corrupção  (“CDPS”) com autoridade e independência, que reporta diretamente ao Conselho de Administração e que pode ser contatado pelos colaboradores para aconselhamento sobre o sistema de gestão para a prevenção e questões relacionadas à corrupção, no endereço de e-mail: patricia.morera@servizitaliagroup.com.br

O Grupo Servizi Italia Brasil também incentiva a denúncia, de boa-fé e com base em razoável convicção, de suspeitas relativas a atos de corrupção tentados, presumidos e reais.

Em particular, todas as denúncias serão tratadas de forma a garantir: 1) a confidencialidade da identidade do denunciante e em conformidade com a proibição de retaliação contra ele; 2) a proteção dos direitos da empresa do Grupo Servizi Italia Brasil e dos sujeitos envolvidos na denúncia, caso seja apurada a responsabilidade penal ou civil ligada à falsidade da declaração; 3) o total anonimato da denúncia.

A violação desta Política e das Diretrizes Anticorrupção por parte dos Colaboradores Diretos acarreta a aplicação de sanções, nos termos da legislação brasileira, do Código de Conduta, Acordo Coletivo de Trabalho e demais regulamentos aplicáveis.

Violação desta Política e das Diretrizes Anticorrupção por Colaboradores indiretos (qualquer terceiro, não funcionário, com quem as empresas do Grupo Servizi Italia Brasil tem ou pretende estabelecer qualquer relação comercial, por exemplo, clientes, fornecedores, subcontratados, consultores, agentes e corretores de negócios, sócios, pessoas jurídicas identificadas como potenciais alvos para a implementação de uma operação extraordinária de fusão ou aquisição) envolve a rescisão contratual, sem prejuízo de eventuais reclamações pelas perdas e danos.

ESTRATÉGIA FISCAL

A fim de garantir a integridade financeira e transparência do Grupo Servizi Italia Brasil ao longo do tempo, juntamente com os interesses relacionados dos acionistas, o Conselho de Administração e órgãos da administração, conforme aplicável, definem as linhas da estratégia fiscal, com o objetivo de assegurar uma gestão uniforme da tributação em todas as entidades do Grupo, inspirada nas lógicas concorrentes: (1) da apuração e liquidação correta e tempestiva dos tributos devidos por lei e do cumprimento das obrigações relacionadas; (2) da contenção do risco tributário, entendido como o risco de incorrer em violação da legislação tributária ou em abuso dos princípios e propósitos do sistema tributário.

Princípios da estratégia fiscal

Os princípios enunciados nesta seção são parte integrante da estratégia fiscal que o Grupo Servizi Italia Brasil pretende prosseguir. Esses princípios definem as diretrizes para as empresas, inspiram a atuação empresarial na gestão da variável tributária e requerem a implantação de processos adequados que possam garantir a sua eficácia e aplicação.

Valores

O Grupo Servizi Itália Brasil, alinhado com a sua estratégia de sustentabilidade, atua de acordo com os valores da honestidade e integridade na gestão das atividades fiscais, estando ciente que as receitas provenientes dos impostos são uma das principais fontes de contribuição para o desenvolvimento econômico e social dos países em que o Grupo opera.

Legalidade e Transparência

O Conselho de Administração ou órgãos diretivos, conforme aplicável definem a estratégia fiscal das empresas do Grupo Servizi Itália Brasil e garantem a sua aplicação nas empresas do grupo, assumindo assim o papel e a responsabilidade de orientar a difusão de uma cultura empresarial baseada nos valores da honestidade, integridade e princípio da legalidade. Busca-se um comportamento orientado para o cumprimento das legislações fiscais aplicáveis ​​nos países em que opera e para interpretá-las de forma a gerir de modo responsável o risco fiscal, e de forma a se colocar em condições de satisfazer os interesses de todas as partes interessadas (stakeholders). O Grupo Servizi Itália Brasil mantém uma relação colaborativa e transparente com a autoridade tributária, garantindo que essa, entre outras coisas, possa adquirir um entendimento completo dos fatos subjacentes à aplicação da legislação tributária.

O Valor do Acionista (Shareholder value)

O Grupo Servizi Itália Brasil considera os impostos como um custo da atividade empresarial, que como tal deve ser gerido, de acordo com o princípio da legalidade, com o objetivo de salvaguardar o patrimônio empresarial e prosseguir o interesse primordial de criação de valor para acionistas de médio e longo prazo.

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